O que é pregação expositiva? O reformador de Genebra, John Calvin, explicou: “Pregar é a exposição pública das Escrituras pelo homem enviado por Deus, no qual o próprio Deus está presente no julgamento e na graça”.
Em outras palavras, Deus está extraordinariamente presente, por Seu Espírito, na pregação de Sua Palavra. Essa pregação começa em um texto bíblico, permanece nele e mostra seu significado pretendido por Deus de uma maneira que muda a vida.
Essa foi a acusação final de Paulo ao jovem Timóteo: “Pregue a palavra; Esteja pronto na estação e fora da estação; repreenda, repreenda e exorte, com completa paciência e ensino ”( 2 Tim. 4: 2 ). Tal pregação requer declarar o pleno conselho de Deus nas Escrituras. Toda a palavra escrita deve ser exposta.
Nenhuma verdade deve ser deixada sem instrução, nenhum pecado não exposto, nenhuma graça não oferecida, nenhuma promessa não entregue.
Um reavivamento enviado pelos céus somente ocorrerá quando as Escrituras forem entronizadas novamente no púlpito.
Deve haver a declaração de clareza da Bíblia, o tipo de pregação que fornece uma explicação clara de um texto bíblico com aplicação, exortação e apelo convincentes de Como pregar a palavra de Deus para jovens.
Todo pregador deve se limitar às verdades das Escrituras. Quando a Bíblia fala, Deus fala.
Pregar a palavra de Deus com sabedoria é saber que O homem de Deus não tem nada a dizer além da Bíblia. Ele não deve desfilar suas opiniões pessoais no púlpito. Nem ele pode expor filosofias mundanas. O pregador é limitado a uma tarefa - pregar a Palavra.